Ontem após um jantar olhei para as rolhas de duas garrafas e pensei que nunca me tinha dado ao trabalho de separar aquela pequena parte da garrafa, até porque também não consumo muito vinho, achei que talvez não valesse a pena!
Até que hoje decidi pesquisar um pouco mais sobre esta matéria e descobri, que é mais uma oportunidade de preservar os nossos recursos.
"O projecto Green Cork pretende reduzir as emissões de CO2, evitando a incineração das cascas das árvores. É também seu objectivo defender a rolha de cortiça e a biodiversidade dos montados de sobro onde elas são produzidas mas sempre sem se esquecer um compromisso maior: a promoção e plantação de novas árvores.
Como é que tudo funciona? O voluntário entrega as rolhas num dos locais de recolha para serem recicladas e posteriormente usadas nas indústrias automóvel e aeroespacial, bem como na construção civil, para a produção de isolantes e afins.
Os materiais reciclados são depois comprados à Quercus e todo o dinheiro recolhido neste processo é utilizado para a plantação de mais árvores. Não lhe parece que ficou com a parte mais fácil?
Em 2010 foram recicladas mais de 13 milhões de rolhas. E por causa deste gesto foram plantadas cerca de 13 mil novas árvores. É oxigénio para os nossos pulmões." in Lifeccoler
Resumindo, pelo menos 3 grandes vantagens:
1. redução de resíduos
2. defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e consequente defesa do montado
3. plantação de novas árvores (espécies mediterrânicas)
Para mais informações consulte aqui !
Exemplo de vasos feitos de cortiça reciclada pela empresa portuguesa The Home Project
PS - estou rendida!
Há já muitos anos que guardo todas as rolhas de vinho consumido cá em casa, tenho um saco enorme cheio de rolhas de cortiça no sótão.
ReplyDeleteQuando apareceu o "rolhinhas" naquele sitio para recolha de rolhas eu recuei-me, não queria dar mais coisas grátis para aqueles fulanos continuarem, em nome não sei de quê, ganharem ainda mais à nossa conta...
Agora vou pesquisar para ver qual o melhor local para as levar, mas se poder vender não as dou, é que são mesmo muitas rolhas...
bj eugénia
ESTE projecto recolhe nos centros comerciais e assim, contudo se a ideia é vender o melhor é entregar na fábrica de reciclagem de cortiça da Cortiçeira Amorim :)a 1ª fábrica deste género em todo o mundo!
ReplyDeleteEstás tu e estou eu (rendida).
ReplyDeleteA cena é que quase nunca bebo vinho e por isso não produzo resíduo desse tipo (tenho de convidar amigos para jantar eheh)
Essa iniciativa tem mais vantagens, mas lembro-me agora de uma - a promoção de um produto que só nós produzimos, a partir de uma espécie de árvores que é só nossa e é linda!
Beijos