Porque todos sabemos que uma larga percentagem do que vai parar aos contentores são resíduos relativos a embalagens que apenas são usadas uma única vez, a tendência em minimizar o seu uso tem sido global.
Por todo o lado começam a aparecer novos conceitos de lojas. Deixo-vos com o video da In-gredients que está já espalhada pelos EUA, onde além de cada um levar os seus recipientes, aposta em alimentos biológicos e de grande valor nutricional.
Em Inglaterra também já podemos contar com a Unpackaged que além de ser um espaço adorável apresenta propostas geniais como este prato para ajudar as crianças a comer vegetais!
E por aqui por Portugal, acham que este conceito ía fazer sucesso?
hmmmmmm (franzindo o nariz...)
ReplyDeleteNão sei não. Em Portugal ainda somos muito conservadores.
Olá,
ReplyDeleteMuito boa ideia! Agora é só começar a mudar mentalidades.
Cumps
Olá!
ReplyDeletese houver vontade, até na mercearia, ou na frutaria podemos já pôr em prática. Sem embalagens, dando valor ao negócio local.
Mas se quisermos biológico, deixo-vos uma ideia que já está posta em prática há uns anos. Neste caso vêm trazer a casa, mas também dá para ir ao mercado semanal, no cantinho das aromáticas. Pelo cesto que trazem a casa paga-se um depósito e de cada vez que forem a casa é só trocar de cesto. No final, ou sempre que se quiser, pode-se receber de volta o dinheiro: http://raizesblog.blogspot.com/
E isto é só um exemplo!
Beijinhos
ah mas não é obrigatório ficar com o cesto... o distribuidor entra em casa, e coloca os legumes e frutas onde quisermos. Quando comecei a usar este serviço achei uma delicia. É o que se chama comércio de proximidade. Sustentabilidade também é proximidade e valor pelas pessoas!
ReplyDeleteE no blog também ficamos a acompanhar a produção daquilo que comemos!
Obrigada pelos feedbacks!
ReplyDeleteBem, realmente por vezes nós podemos sempre tentar não usar as embalagens nas nossas ídas às compras. Esse serviço de cabazes à porta é óptimo, fico invejosa das pessoas da zona do Porto :) Qui por Lisboa tmabém há projectos nesse sentido, mas são sempre bastante virados para as frutas e os legumes, será que há quem já adicione cereais, leite, produtos de higiene, etc? Vou tentar procurar :)