Friday 22 July 2011

Terras da Costa da Caparica

Hoje ao ler o blog dos Amigos do botânico fiquei chocada com a notícia que os produtores de hortícolas da Costa vão ser expropriados para dar lugar a urbanizações de habitação social (ou talvez condomínios de luxo, quem sabe ...).

Fiquei também a saber que estas Terras detêm "a maior produção de produtos hortícolas por unidade de superfície da Europa", graças às condições particulamente favoráveis de que beneficiam: uma falésia que funciona como barreira natural, protegendo as culturas de batatas, cenouras, couves e outros géneros das agressões meteorológicas, e ainda a existência de lençóis de água no subsolo, a pouca profundidade.

Será sem dúvida uma perda irremediável!

E ao que parece a GNR já começou a arrancar o sistema de rega, por isso se querem, como eu ajudar, toca a assinar a Petição cujo arquitecto paisagista Ribeiro Telles é o primeiro signatário.

Assine aqui !!

5 comments:

  1. olha até fiquei com uma volta no estômago, já assinei e divulguei!
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Realmente! Mas quem é que planeia estas cenas?!

    ReplyDelete
  3. Este país está cada vez pior...
    Pergunto-me onde está o jardim à beira mar plantado???

    ReplyDelete
  4. Obrigado Rosarinho pelas simpáticas palavras deixadas no meu juvenil blogue... vou fazer os possíveis para por cá andar daqui a um ano.

    E agora...

    Eu aprendi alguma coisa de agricultura no Projecto 270 nas Terras da Costa de Caparica, há uns anos atrás. Lá funcionaram alguns cursos da Agrobio. Já nessa altura pairava no ar o receio de que a avidez imobiliária patrocinada e apoiada pela Câmara Municipal de Almada, viesse a destruir todo aquele trabalho de gerações. Infelizmente, parece que esses receios eram bem fundados. Falam em habitação social para com isso tocarem no coração das pessoas. Alguém acredita que uma zona privilegiada como aquela seja destinada a habitação social? Moro num concelho - Seixal - onde violências deste tipo são o "pão nosso de cada dia". E ninguém os consegue travar! Um dia virá em que as "zonas verdes" não serão mais do que zonas em que os prédios são pintados de ver. E árvores objectos expostos num qualquer "museu da árvore". É evidente que assinei - de imediato - a petição!

    ReplyDelete
  5. E agora também dei com esta notícia no site da Ecosfera:

    A Quercus interpôs uma providência cautelar para travar a construção da estrada ER377-2, que visa ligar a Costa de Caparica à Fonte da Telha.

    A associação ambientalista sublinha que a construção desta via, “em plena Área Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica”, “destruiria uma importante zona da Reserva Botânica da Mata Nacional dos Medos, arrasando ainda as Terras da Costa, 200 hectares de área agrícola com alguns dos solos mais férteis – como de toda a Europa”.


    Afinal tudo começou com uma estrada ...

    ReplyDelete