Tuesday 25 October 2011

Assim como o Outono ...estou de volta!

Vento de mudança, mudança do tempo e para mim mudança de vida.

Os ventos da crise já me levaram a passar dias em centros de emprego, entre outros centros da burocracia.
A boa notícia é que vou ter mais tempo para voar pelos blogues amigos e para me dedicar aqui à Sementeira.
O temporal veio destruir parte das minhas pseudo culturas ... pode ser que as favas e as alfaces se safem, vamos lá ver :(

Bem e agora uma ideia:


Digressão pelas Sementes Livres

No próximo dia 4 de Novembro, Portugal receberá a visita dos Seed Savers da Austrália, Michel e Jude Fanton, precursores da consciência global pela preservação das sementes e da sua divulgação junto dos permacultores e horticultores por todo o mundo. Ao longo de 10 dias partilharão os seus conhecimentos de permacultura e preservação de sementes locais em eventos espalhados de norte a sul do país.

A Rede Seed Savers celebra 25 anos de trabalho pioneiro na área da acção comunitária pelas sementes e conta já com cerca de 100 redes locais de sementes na Austrália, para além de ter dinamizado a preservação de sementes tradicionais em outros 40 países, entre eles Afeganistão, Índia, Japão, Timor e Equador. A convite da Campanha pelas Sementes Livres, o casal Fanton vem espalhar a mensagem da Semente, que representa a nossa herança genética vegetal e que está em risco de ficar nas mãos de uma dezena de grandes corporações agroquímicas.

A Seed Savers Tour inicia no dia 4 de Novembro em São Brás de Alportel, no Encontro da Semente, passa por Lisboa dias 8 e 9 de Novembro com quatro eventos (duas oficinas, uma projecção/debate do filme dos Fanton e uma festa no Bartô) e culmina em Coimbra, com uma tarde de oficinas e projecção/debate do filme Our Seeds no dia 10 de Novembro e um Curso de Introdução à Permacultura sob a égide da Semente no fim-de-semana de 12 e 13 de Novembro.

Ver o programa completo em: www.seedsavers.gaia.org.pt
Mais sobre os Seed Savers em: www.seedsavers.net
Mais sobre a Campanha pelas Sementes Livres: www.sosementes.gaia.org.pt

Passem por lá! Eu vou tentar

Boas sementeiras

3 comments:

  1. As sugestões são boas mas, ando mesmo com falta de tempo, o mais grave é que ao fim de semana só me apetece dormir!
    Bjs

    ReplyDelete
  2. Olá encontrei o seu blogue por acaso e gostei.Também me estou a iniciar em pequenas sementeiras e até fiz uma pequena estufa hidroponica na varanda http://youtu.be/mvpA5lpxeFY e até estou a ter resultados muito positivos.

    ReplyDelete
  3. Olá Rosarinho...
    Quando tempo se passou desde a ultima vez que passei por aqui... Agora mais liberto dos meus "voluntariados" vou estar mais atento aos amigos.
    Eu conheço bastante bem a Colher para Semear. Eles estão a realizar um trabalho fantástico na preservação da variedades de sementes. Sabes, que há empresas multinacionais que pretendem patentear as sementes. Ou seja: Quem quiser semear tem que se sujeitar às sementes que eles vendem. E mais! Pretendem que as sementes não patenteadas sejam banidas. Resumindo; as centenas de variedades de sementes regionais e locais que os agricultores há centenas de anos utilizam, correm o risco de desaparecer. É que as sementes dessas multinacionais são sementes hibridas e transgénicas, ou seja, geneticamente modificadas. Produzem muito, mas de muito má qualidade, são prejudiciais aos seres humanos e animais e não são viáveis quando semeadas. Isto significa que todos os anos os agricultores têm que comprar sementes, às tais multinacionais.
    Sabes, Rosarinho... quando se trata de dinheiro... a religião da humanidade é sempre a mesma: A Ganancia!

    Um abraço

    joão

    ReplyDelete