Wednesday, 29 June 2011
Saturday, 25 June 2011
Alfaces alfacinhas

A temática desta iniciativa são as ALFACES e abrange actividades e oficinas relacionadas com a história da própria alface, o seu cultivo e gastronomia.
Destaco algumas
29 de Junho
Da semente à folha - workshop de técnicas plásticas para crianças
Aos molhos - Show-cooking com cozinheiros e convidados especiais
30 de Junho
A Alface na história e histórias de alfaces - contadores de i«histórias, investigadores e hortelãos
1 de Julho
Cozinhas em Terra - workshop para crianças de concepção e cultivo de mini-hortas
Mas há muitas outras e todas de participação gratuita basta enviar um e-mail para alfacesalfacinhas@gmail.com
Podem sempre visitar o site do facebook.
Friday, 24 June 2011
Horta na varanda - Onde?
Penso que as características ideais devem andar por aqui ( texto retirado do site da Iniciativa Plantar Portugal, um local que vale a pena espreitarem e inscreverem-se
1 - Ser ligeiro, para facilitar o transporte e para não sobrecarregar a estrutura do edifício. Normalmente as varandas são projectadas para suportar cargas superiores a 300 Kg/m2.
2 - Ter uma boa drenagem, para eliminar o excesso de água nas alturas de chuva ou perante uma rega excessiva. Caso a drenagem não seja adequada, estaremos a promover a asfixia das raízes e a sua consequente deterioração e mais que provável morte da planta.
3- Quanto maior for o volume do recipiente tanto melhor. Ao contrário do que muitos possam pensar, o mais importante é o volume total de substrato que um recipiente pode conter e não a profundidade. Com uma profundidade mínima de 15-20 cm é possível cultivar qualquer hortícola sem problemas. As plantas mais pequenas, como a alface, necessitam de menos volume (1 litro), ao passo que plantas como as beringelas, pimentos ou tomates necessitam de recipientes com uns 20 a 30 litros no mínimo.
4 - Ter um bom isolamento. A madeira ou o barro protegem melhor as raízes do calor e do frio. Isto é sobretudo importante em recipientes pequenos, já que nos recipientes maiores o volume de substrato reduz os efeitos das variações extremas da temperatura.
5 - Ser de fácil manutenção. Vasos, floreiras ou mesas de cultivo devem permitir uma boa - manipulação das plantas e limpeza do solo.
Passando à prática, aqui ficam umas ideias:
Floreiras verticais ou cestas, como aqui explicado pelo Cantinho das Aromáticas
Procurando na internet há imensas ideias para reciclagem de garrafas e garrafões PET
Ou porque não em canos dePVC
Aqui por casa tinhamos a ideia de fazer um canteiro elevado (raised bed) uma vez que temos um terraço impermeabilizado e com espaço para podermos dar largas à imaginação.
Desenhámos um projecto simples com base nas madeiras próprias para exterior que se vendem nas superficies comerciais e depois pusémos mãos à obra :)
Tuesday, 21 June 2011
Revistas gratuitas online

A Editora Lobo do Mar tem publicações online que podem ser lidas gratuitamente, para isso apenas tem de se aceder ao link:
Editora Lobo do Mar - Issuu
Lá podem consultar as revistas digitais Passear que nos dão a conhecer locais incríveis, bem como Tudo sobre Jardins com imensas dicas práticas, entre outras publicações :)
A nível internacional encontram-se inúmeras publicações mas deixo aqui algumas das minhas favoritas que combinam jardinagem, horticultura, culinária, decoração, projectos DIY(Do-it-yourself) ... enfim tudo imperdivel
Freshdirt da Sunset
Hoje por exemplo podemos aprender a fazer uns suportes para velas de exterior


Este site de decoração que eu visito regularmente, sempre cheio de ideias de locais inspiradores e ideias para a reutilização e reciclagem de móveis tem um cantinho de "green-homes" imperdivel. Hoje podem por exemplo ver com que plantas podemos atrair insectos benéficos para as plantas hortícolas


Monday, 20 June 2011
Só para descontrair
Tiempos de pequeños movimientos... movimientos en reacción
Una gota junto a otra hace oleajes, luago, mares... océanos
Wednesday, 15 June 2011
Bombas de sementes e jardinagem de Guerrilha
É um conceito recente em Portugal, inspirado nas ideias de Masanobu Fukuoka, e que promete ter muitos adeptos.
Das minhas pesquisas percebi que há duas modalidades
- Adquirimos as sementes e plantamo-las onde acharmos que mais fazem falta: canteiros abandonados, bermas de estradas, terrenos baldios, etc. Convém ir regando o local, daí o ideal ser em percursos que habitualmente fazemos ou perto das nossas casas. Se não tivermos cuidado com elas, podes ser abandonadas ou vandalizadas ou até mesmo retiradas pelos jardineiros das câmaras.
- Usamos bombas de sementes, que não precisam de ser enterradas ou regadas e podem ser atiradas para campos abertos ou por exemplo para uma fenda do passeio.
Encontrei aqui uma receita para fabricarmos as nossas próprias bombas :)
MATERIAIS: sementes + composto orgânico + argila em pó+ regador
COMO FAZER: define uma porção, uma quantidade. combina duas porções (dependendo das quantidades que tenhas definido) de vários tipos de sementes com 3 porções de composto. seguidamente agita o preparado anterior com 5 porções de argila em pó (ou triturada). rega o recipiente com agua suficiente para conseguires moldar pequenas bolinhas. depois de teres as bolas, coloca-as numa folha de jornal e deixa-as secar entre 24 a 48 horas guarda-as num local seco depois de prontas, é só distribui-las pelos espaços sem vida, sem flores, ou sem frutos. alarguem a iniciativa aos vossos contactos
Podem ter mais informações junto dos grupos que organizam este tipo de guerrilha e até se promovem eventos de Seedbombing que constam em eventos de plantação em zonas abandonadas das cidades, ou que seguem percursos de autocarros, como este e este.
Se já bombardearam algum local ou pensam bombardear podem sempre deixar aqui o vosso testemunho :)
Monday, 13 June 2011
Como tudo começou
Quando surgiu a ideia de se fazerem uns canteiros que encaixassem nas janelas, para dar um pouco de vida. Começámos pelas flores mas assim que um amigo nos ofereceu uns pés de morangueiro passado pouco tempo tínhamos o canteiro cheio de morangos sem termos grandes preocupações ou cuidado. Infelizmente não encontrei as fotografias mas acreditem que até eu que não aprecio morangos comi, pois não há nada como a nossa própria produção :)
Até que um dia decidimos mudar de casa, e nem foi preciso muita discussão para percebermos que o ideal era uma casa com uma grande varanda, terraço ou um pequeno jardim. Encontrámos um apartamento, em que os 40 m2 de terraço pareciam suficientes, uma vez que dantes nem 1m2, e mesmo assim acontecia alguma magia :)
Também se pode ver que comprámos uma oliveira que para além do grande valor simbólico já era uma grande paixão nossa, e depois veio um pequeno limoeiro.
O sr. do centro de jardinagem disse que bem podemos esperar para um dia vermos limões mas não nos importamos até porque é óptimo vermos algo crescer, e o cheirinho que deitam as folhas ..hummmm....
Mas a história continua num próximo post ...
Wednesday, 8 June 2011
Dicas Económicas - Greenpeace Black Pixel
Como funciona?
Basta instalar um quadradradinho preto que depois vai aparecer sempre no ecrã (Não se preocupem pois pode facilmente ser arrastado de modo a não atrapalhar) O quadrado reduz o consumo de energia do monitor e consequentemente as emissões de CO2.
Objectivo?
O desafio é chegar a 1 milhão de Black Pixels instalados, que equivaleriam à uma economia de 57 mil watts/ hora ou a manter apagadas 1.425 lâmpadas de 40W por uma hora
Como instalar?
Basta ir a http://www.greenpeaceblackpixel.org/#/en
Quer saber mais?
Para quem queira levar este conceito mais a sério aconselha-se o uso do Ambiente de trabalho todo negro e usar a versão negra do Google - Blackle.
Já adoptei todas estas estratégias, a que é mais chata é a do google pois não mantem as mesmas funcionalidades! Vou ver se escrevo ao sr. Eirc Schmidt para ver o que ele tem a dizer sobre o assunto.
Tuesday, 7 June 2011
Hortas urbanas
Espero que este blog seja um pouco um "abre-olhos" para alguns tópicos mas também um local onde se possam encontrar ideias várias que contrariem o consumismo desenfreado que por vezes todos nós vivemos.
As hortas urbanas são um assunto cada vez mais falado e prova disso são todos os sites e blogs que sigo regularmente e cuja selecção podem consultar na barra lateral deste blog.
Já por várias vezes me cruzei com este vídeo da SIC, que agora também publico e que de uma maneira bem simples fala da importância deste assunto:
Hortas Urbanas (SIC)
Saturday, 4 June 2011
Porque isto tem de começar por algum lado!
No próximo dia 12 de Junho eu e o Tiago vamos participar num curso, com a duração de um dia, chamado : Curso Biohorta em Varandas
O Programa é o seguinte:
- Preparação do solo: Compostagem e minhocompostagem,
- Contentores apropriados
- Sementeira e Plantação- Consociações , Rotações e Calendário,
- Limitação natural e Luta Bio: Caldas,
- Elaboração do Plano da Horta
No âmbito do Projecto de hortas urbanas da fábrica do Braço de Prata
(Preço: 50 Euros)
Não sei se há mais interessados, mas se quiserem ao menos saber um pouco mais sobre este espaço visitem:
http://biosite-com.blogspot.com/
http://bracodeprata.net/
Não prometo sair de lá uma perita mas vamos ver se posso trazer novidades :)
Friday, 3 June 2011
Resulta de uma paixão pelo tema do Ambiente mas também desta nova recente paixão de trazer um pouco do campo para a cidade.
Abre-se aqui um novo espaço de partilha de ideias e que deverá contar com a experiência de todos os visitantes ... vamos lá ver se alguém vai ler isto :)