Thursday 11 August 2011

Novo conceito de mercearia

Porque todos sabemos que uma larga percentagem do que vai parar aos contentores são resíduos relativos a embalagens que apenas são usadas uma única vez, a tendência em minimizar o seu uso tem sido global.

Por todo o lado começam a aparecer novos conceitos de lojas. Deixo-vos com o video da In-gredients que está já espalhada pelos EUA, onde além de cada um levar os seus recipientes, aposta em alimentos biológicos e de grande valor nutricional.


Em Inglaterra também já podemos contar com a Unpackaged que além de ser um espaço adorável apresenta propostas geniais como este prato para ajudar as crianças a comer vegetais!












E por aqui por Portugal, acham que este conceito ía fazer sucesso?

5 comments:

  1. hmmmmmm (franzindo o nariz...)
    Não sei não. Em Portugal ainda somos muito conservadores.

    ReplyDelete
  2. Olá,

    Muito boa ideia! Agora é só começar a mudar mentalidades.

    Cumps

    ReplyDelete
  3. Olá!
    se houver vontade, até na mercearia, ou na frutaria podemos já pôr em prática. Sem embalagens, dando valor ao negócio local.
    Mas se quisermos biológico, deixo-vos uma ideia que já está posta em prática há uns anos. Neste caso vêm trazer a casa, mas também dá para ir ao mercado semanal, no cantinho das aromáticas. Pelo cesto que trazem a casa paga-se um depósito e de cada vez que forem a casa é só trocar de cesto. No final, ou sempre que se quiser, pode-se receber de volta o dinheiro: http://raizesblog.blogspot.com/
    E isto é só um exemplo!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. ah mas não é obrigatório ficar com o cesto... o distribuidor entra em casa, e coloca os legumes e frutas onde quisermos. Quando comecei a usar este serviço achei uma delicia. É o que se chama comércio de proximidade. Sustentabilidade também é proximidade e valor pelas pessoas!
    E no blog também ficamos a acompanhar a produção daquilo que comemos!

    ReplyDelete
  5. Obrigada pelos feedbacks!

    Bem, realmente por vezes nós podemos sempre tentar não usar as embalagens nas nossas ídas às compras. Esse serviço de cabazes à porta é óptimo, fico invejosa das pessoas da zona do Porto :) Qui por Lisboa tmabém há projectos nesse sentido, mas são sempre bastante virados para as frutas e os legumes, será que há quem já adicione cereais, leite, produtos de higiene, etc? Vou tentar procurar :)

    ReplyDelete