Wednesday 15 June 2011

Bombas de sementes e jardinagem de Guerrilha

É um conceito recente em Portugal, inspirado nas ideias de Masanobu Fukuoka, e que promete ter muitos adeptos.


Das minhas pesquisas percebi que há duas modalidades

- Adquirimos as sementes e plantamo-las onde acharmos que mais fazem falta: canteiros abandonados, bermas de estradas, terrenos baldios, etc. Convém ir regando o local, daí o ideal ser em percursos que habitualmente fazemos ou perto das nossas casas. Se não tivermos cuidado com elas, podes ser abandonadas ou vandalizadas ou até mesmo retiradas pelos jardineiros das câmaras.

- Usamos bombas de sementes, que não precisam de ser enterradas ou regadas e podem ser atiradas para campos abertos ou por exemplo para uma fenda do passeio.




Encontrei aqui uma receita para fabricarmos as nossas próprias bombas :)




MATERIAIS: sementes + composto orgânico + argila em pó+ regador




COMO FAZER: define uma porção, uma quantidade. combina duas porções (dependendo das quantidades que tenhas definido) de vários tipos de sementes com 3 porções de composto. seguidamente agita o preparado anterior com 5 porções de argila em pó (ou triturada). rega o recipiente com agua suficiente para conseguires moldar pequenas bolinhas. depois de teres as bolas, coloca-as numa folha de jornal e deixa-as secar entre 24 a 48 horas guarda-as num local seco depois de prontas, é só distribui-las pelos espaços sem vida, sem flores, ou sem frutos. alarguem a iniciativa aos vossos contactos

Podem ter mais informações junto dos grupos que organizam este tipo de guerrilha e até se promovem eventos de Seedbombing que constam em eventos de plantação em zonas abandonadas das cidades, ou que seguem percursos de autocarros, como este e este.

Se já bombardearam algum local ou pensam bombardear podem sempre deixar aqui o vosso testemunho :)

2 comments:

  1. Não percebi bem o objectivo desta ideia!... Depois vamos colher as coisas à beira da estrada??
    tenho que ver como é... e escolher o sitio a bombardear, por acaso há aqui perto de mim um espaço que está mesmo a pedir uma horta, mas é entre duas estradas e não dá muito jeito... acho que vou atirar para lá umas bombas e depois vou lá colher. É isso???
    bj eugénia

    ReplyDelete
  2. Sim podemos ir lá colher se forem sementes de hortícolas por exemplo. Ou podemos só estar a contribuir para a maior biodiversidade ao plantarmos por exemplo aromáticas ou mesmo flores :)
    Nos EUA até já criaram máquinas de rua onde se vendem as bombas, pode ver em: http://www.thekindlife.com/post/seed-bomb-machines

    Também vou tentar e fico à espera de novidades Bjs

    ps- por vezes os sitios que dão menos jeito são os melhores porque ninguem vai lá arrancar :)

    ReplyDelete