Thursday 4 August 2011

Erva para gatos

Uma das plantações que tem mais sucesso na minha varanda é sem dúvida a Erva para gato:





Quando as gatas vão para o terraço antes mesmo de andarem atrás das abelhas vão dar umas dentadinhas nesta erva, com o objectivo de se purgarem posteriormente.



Esta erva não é da espécie Nepeta cataria com as ditas propriedades medicinais, que nunca testei sinceramente, e ao fazer uma breve busca dou com este tipo de afirmações "esta planta atractiva para felinos tanto induz a euforia como o relaxamento. Aprender a pôr a Erva-gateira a trabalhar em proveito dos donos, pode ser a cura para muitos problemas comportamentais nos gatos "



Isto deixou-me intrigada parece uma "droga" para felinos. Pode ser que um dia experimente, apesar de achar as minhas gatas felizes!



4 comments:

  1. Seu Blog é maravilhoso,ja estou seguindo,adoro gatos tenho 4.beijos

    ReplyDelete
  2. também fiquei intrigada, não fazia ideia que podia ter esses efeitos.
    humm que cena
    bjs

    ReplyDelete
  3. Rosarinho...
    Deixe dar-lhe uma dica sobre a "Erva dos Gatos". A erva a que se refere o seu texto é uma erva com efeitos purgativos. Os gatos têm necessidade de ingerirem para, digamos, se auto-medicarem. Comem-na e e seguida ou vomitam, ou simplesmente e expelem através das fezes. Há outras ervas que têm o mesmo efeito. Uma delas é o nosso conhecido Chá-de-Principe, fresco. Outra é a simples erva que cresce no nosso jardim. Com os cães verifica-se a mesma situação.
    Em relação à Nêveda-dos-Gatos (Nepeta cataria) a situação é diferente. A Nêveda é um afrodisíaco para os gatos. Um excitante sexual. Os gatos captam, através do olfacto, as substâncias voláteis e aromáticas que as folhas desta planta libertam. Libertam um aroma muito agradável. Os pobres dos gatos ficam completamente alucinados. Eu já presenciei essa experiência... O meu gato Oskar rebolou-se deliciado sobre uma Nêveda, destruindo-a completamente. Esta planta, estranhamente, tem propriedades calmantes para os seres humanos. quando as folhas são consumidas frescas. Empregam-se no tratamento de tosse, constipações e cólicas. Têm um sabor muito agradável a hortelã quando mastigadas e por isso vão bem em sopas e molhos.
    Agora deixe-me revelar-lhe um pormenor: Se para os seres humanos, as folhas frescas da Nêveda, são calmantes, depois de secas e fumadas, têm o efeito da "cannabis". São excitantes, tal como acontece com os gatos.
    Há uma outra planta, que se vende vulgarmente, os centros de jardinagem - com um nome popular Tomilho de Gato (Teucrium chamaedris) que tem um aroma intensíssimo, que também é um excitante sexual para os gatos. É uma bela planta com magnificas folhas cinzento-prateadas e uma floração lilás muito bonita.

    Um abraço

    ReplyDelete
  4. Caro Jardineiro esta explicação ainda me deixou mais indignada, "efeito cannabis" para humanos e "excitante sexual" para gatos, esta erva realmente tem umas propriedades que eu desconhecia por completo :) Obrigada pelas explicações

    ReplyDelete