Monday 29 August 2011

Lua Nova

Acabei de ler aqui no Borda d'água que é dia de semear , para virmos a ter sementeiras e colheitas boas.

Costumam seguir o calendário lunar?

11 comments:

  1. Olá.
    Ora aqui está uma boa questão para todos aqueles que gostam das coisas da terra.
    Pessoalmente não costumo seguir os ditames do Borda d'água, Seringador, etc, procuro isso sim, na medida do possível, seguir a calendarização dos meses do ano nas sementeiras ou plantações, logo que as condições climatericas o permitam.
    Mas, por aqui em Monte Córdova, muitos lavradores fazem questão de seguir as fases da lua... lá têm as suas convicções. De resto, do pessoal que por vezes me ajudam na Horta de Codeçais, mencionam a importancia de observar as fases da lua.
    Será apenas crendice, superstição, costumes arreigados e transmitidos de geração em geração?
    É uma boa questão que muito gostaria de ver ao jeito de forum, neste ou outro blog.
    Como sempre, dá gosto visitar este blog com os seus conteúdos interessantes.
    Cumprimentos.
    António A.
    Horta de Codeçais

    ReplyDelete
  2. Obrigada pela visita!
    Eu até estava disposta a tentar seguir as fases da lua, mas nem sempre dá muito jeito ... por exemplo agora deixei passar a altura boa das sementeiras, lá vou eu ter de esperar por uma próxima :)

    ReplyDelete
  3. Olá Rosarinho,

    Como diz o amigo António A. é uma boa questão para se trocar ideias, eu pessoalmente acho que tem muita ligação e os mais velhos trazem muitos anos de experiencia que é o que nos falta!

    Cumps

    Rui Esteves

    ReplyDelete
  4. Não costumo seguir o calendário lunar. Semeio quando me lembro, muitas vezes já fora de época. Para mim que a agricultura é um part-time, sem ter como objectivo qualquer lucro e, simplesmente, pelo prazer de comer aquilo que semeio não terá qualquer importância se a produção é boa ou má.
    Se fosse uma agricultora mais assídua provavelmente teria mais atenção a todos esses pormenores.

    ReplyDelete
  5. olá!
    na minha opinião a experiência tem muita importância creio, os nossos antepassados têm-na, obtida por experimentação e erro... e no caso da agricultura deve, sem dúvida, ser levada em conta.
    Eu pessoalmente tenho pena de não saber mais sobre isso. Apesar de vir de meio rural, sempre que pergunto algo do género à minha mãe, não me sabe dizer de cabeça. Mas na hora de plantar lá se sai com as luas.
    Costumo comprar o borda de água, apesar de não ter horta, nem plantar (além de umas poucas plantas de interior e recentemente um bonsai :)) adoro esses pormenores, porque são tesourinhos das vivências diárias e anónimas das nossas raízes.
    Mas crendices e tradições à parte, a lua tem, sem dúvida a sua influência em todos os corpos e isso também é conhecimento cientifico, já...

    Quanto à tua dúvida acima, sobre as sementeiras, longe de perceber disso, creio que acima de tudo o que disse, não devemos ser fundamentalistas, sob pena de deixarmos de ser livres... isto na minha modesta opinião ;)
    beijinhos

    ReplyDelete
  6. Tenho que vir cá mais vezes aprender umas coisas!
    Bjs

    ReplyDelete
  7. Eu costumo orientar-me pela Lua para fazer as sementeiras (as colheitas já são feitas ao acaso, mas também é tudo para consumir no dia da colheita.... por isso julgo não ter importância). Também eu muitas vezes deixo passar a fase da Lua ideal.... :)

    Eu aprendi com os meus avós... via o meu avô a consultar o Borda D'Água para saber quando iam apanhar as cebolas, ou quando estava na altura de lançar sementes à terra! A Lua tem muita influência sobre a seiva das plantas, assim como tem na água do mar (as marés) ou até com o crescimento dos nossos cabelos (nunca acharam que o cabelo cresceu rápido/lento demais desde o último corte? :) Eu acredito na influência da Lua).

    Do que me foi transmitido poderei dizer que e oriento da seguinte forma:

    Quarto Crescente - Favorece o crescimento das plantas acima do solo e por isso deve-se plantar árvores de fruta e legumes;

    Lua Cheia - Deve-se colher os frutos;

    Quarto Minguante - Crescimento das raízes (fase boa para a sementeira de cenouras, beterrabas, batatas, etc.. );

    Lua Nova - Não se deve semear nem plantar.

    Espero ter-vos aguçado a curiosidade por lerem mais sobre o tema! :)

    ReplyDelete
  8. humm interessante MTeresa... sei que vai um pouco fora do tópico, mas já me tenho perguntado isso vezes sem conta... e qual a melhor lua para cortar o cabelo? caso queiramos que ele cresça mais rápido? o quarto crescente?
    bjs

    ReplyDelete
  9. Eu tinha lido qq coisa que na Lua Cheia era bom para semear alfaces, daí ter deixado para hoje as alfaces, agriões, espinafres etc ... contudo já estou mesmo baralhada.

    Qto aos cortes de cabelo, andei aqui em pesquisas e acho que depende se tens cabelo grosso ou fino ..eheheh ... há lá coisas complicadas!

    Sinto mesmo que ainda tenho tanto a aprender, nomeadamente sobre a localização da seiva, a ver se começo a pesquisar melhor sobre este assunto
    :)

    ReplyDelete
  10. Eu encontrei este post http://esoterismos.blogs.sapo.pt/80015.html mas é como a Rosarinho diz...a informação é muito diversa..... Espero ter aguçado a curiosidade!

    ReplyDelete
  11. MTeresa,
    isto explica muita coisa... ou não! (ihihi) agora a sério... coincidência, ou não, fiquei de boca aberta :O
    há uma semana atrás, acho que pela primeira vez em anos, cortei o cabelo em quarto crescente e já noto diferenças, até o meu companheiro notou. O que é incrível também! (ihihih)
    oh se aguçaste! :-)

    ReplyDelete